Casa onde foi fundada a Umbanda, em São Gonçalo, será demolida esta semana.
MATERIA DO JORNAL EXTRA 07/10/2011
http://extra.globo.com/noticias/religiao-e-fe/casa-onde-foi-fundada-umbanda-em-sao-goncalo-sera-demolida-esta-semana-2682118.html
Foi
no imóvel — que ocupava o centro de uma chácara, no início do século 20
—, que Zélio Fernandino de Moraes, então com 17 anos, dirigiu a
primeira sessão da religião. Era 16 de novembro de 1908. A umbanda é a
única manifestação religiosa 100% brasileira.
— A demolição nos
deixa muito decepcionados, pois perdemos uma referência da chegada da
mensagem do Caboclo das Sete Encruzilhadas — diz Pedro Miranda,
presidente da União Espiritista de Umbanda do Brasil, em referência à
entidade que orientou Zélio a fundar a religião.
Espíritos tristes
A
notícia também surpeendeu a mãe de santo Lucília Guimarães, do terreiro
do Pai Maneco, em Curitiba, Paraná. Na década de 1990, ela veio ao Rio
para pesquisar as origens da religião.
— Imagino que até os espíritos estejam tristes. É uma pena — lamenta ela.
Há
mais de cem anos com a família de Zélio, o imóvel onde surgiu a umbanda
foi vendido recentemente para o militar Wanderley da Silva, de 65 anos,
que pretende transformar o local em um depósito e uma loja.
— Eu nunca soube que a casa tinha essa história. Mas agora já comprei, investi, não posso deixar de demolir — explica-se.
Segundo
o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nunca
houve um pedido de tombamento do imóvel. A antiga casa de Zélio também
não é protegida pelo governo estadual ou pela Prefeitura de São Gonçalo.
De
acordo com a última avaliação do IBGE, feita no Censo 2000, o Brasil
tem quase 400 mil umbandistas. A religião está em todos os estados do
país e também no Uruguai, Paraguai, Argentina, Portugal, Espanha e
Japão.
‘Tudo acabou’
O terreiro de Zélio de
Moraes — que recebeu o nome de Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade —
funcionou por pouco anos em São Gonçalo. Os primeiros umbandistas
mudaram-se logo para o Rio de Janeiro.
Primeiro, o centro
funcionou na Rua Borja Castro, na Praça Quinze. A rua foi extinta, na
década de 1950, para a construção da Perimetral. Dali, foram para a
Avenida Presidente Vargas. O imóvel também foi demolido, dessa vez para
dar lugar ao Terminal Rodoviário da Central do Brasil.
Uma nova
mudança e mais uma demolição. A casa 59 da Rua Dom Gerardo, em frente ao
mosteiro de São Bento, virou um estacionamento.
— Tudo acabou,
eram prédios muito antigos. Lamento que o último registro também vai
desaparecer. Mas o mais importante é que os ensinamentos do meu avô se
perpetuem — pediu a neta de Zélio, Lygia Cunha, que hoje preside a Tenda
Espírita Nossa Senhora da Piedade. O terreiro agora funciona em uma
sede própria, em Cachoeiras de Macacu, no interior do estado.
Capela de São Pedro
Antes
de ser vendida, a casa onde nasceu a Umbanda abrigou uma capela
católica. A última moradora do imóvel, uma descendente de Zélio que é
muito católica, cedeu o espaço para os devotos. Quem administra a
igrejinha — que também mudou de endereço — é dona Geraldina dos Santos,
de 74 anos.
— Não tenho preconceito, não. Todos somos filhos de
Deus. Se a religião nasceu lá, a casa devia ser preservada. É importante
— disse
Umbanda é o retrato do Brasil, diz pastor.
Umbanda é o retrato do Brasil, diz pastor.
A
umbanda é um retrato da alma brasileira, e seu patrimônio deve ser
muito bem cuidado porque é parte da riqueza cultural do Brasil. Essa é a
opinião do teólogo e pastor presbiteriano da Igreja Reformada
Ecumênica, Alexandre Marques:
— A umbanda é uma religião de profunda tolerância por ser, sobretudo, ecumênica. Em seus templos, há imagens de Jesus, respeito à Bíblia, às tradições do Nordeste. É uma religião que consegue congregar elementos diversos, justamente porque representa um retrato da alma brasileira. Nosso povo é profundamente mestiço e congregador.
Lição de democracia
Para o pastor, o respeito às tradições e a capacidade de diálogo e tolerância com as religiões são atos que preservam o espírito democrático do país inteiro:
— Todo o patrimônio religioso deve ser respeitado como monumento. Cada templo é uma referência porque mostra raízes distintas, mas que enriquecem o povo inteiro. Seja um centro espírita, uma catedral católica, uma igreja evangélica, um terreiro de candomblé.
— A umbanda é uma religião de profunda tolerância por ser, sobretudo, ecumênica. Em seus templos, há imagens de Jesus, respeito à Bíblia, às tradições do Nordeste. É uma religião que consegue congregar elementos diversos, justamente porque representa um retrato da alma brasileira. Nosso povo é profundamente mestiço e congregador.
Lição de democracia
Para o pastor, o respeito às tradições e a capacidade de diálogo e tolerância com as religiões são atos que preservam o espírito democrático do país inteiro:
— Todo o patrimônio religioso deve ser respeitado como monumento. Cada templo é uma referência porque mostra raízes distintas, mas que enriquecem o povo inteiro. Seja um centro espírita, uma catedral católica, uma igreja evangélica, um terreiro de candomblé.
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