Translate

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Intolerância religiosa Terreiro de Pai Dedo é queimado cruelmente

  Mais um caso  de intolerância religiosa.

 

Alexandre L`Omi L`Odó, membro do Comitê Nacional de Respeito á Diversidade Religiosa, em nota divulgada em rede social mostra sua indignação com fato ocorrido na cidade de Goiana.

"Divulgo com muito pesar as fotografias tiradas por mim hoje (05/04/2014) no Terreiro de Pai Dedo no município de Goiana/PE. Seu terreiro foi queimado cruelmente, em um ato de racismo e intolerância religiosa por vândalos que destruíram imagens, objetos pessoais e sagrados. A situação do terreiro é alarmante.

Como membro do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa, saí de Recife para oferecer algum suporte ao juremeiro e babalorixá Pai Dedo, no intuito de compreender o que havia ocorrido em seu templo. Conversamos bastante e ele expôs toda questão e nos apresentou o contexto deste crime. Foi feito um B.O. e a Polícia Militar está encaminhando os processos com empenho. A Capitã Lúcia Salgueiro, foi comunicada no momento que estivemos lá e a coloquei em contato direto com ele, ajudando a apressar os processos de sindicância do caso.

Espero que este caso não seja mais um entre tantos que o Estado Brasileiro não dá suporte devido e nem ajuda a resolver as questões envolvidas. Convoco todo povo de terreiro do Brasil para rediscutir este tema recorrente entre nós, e que estas imagens sejam compartilhadas por todos e todas que desejam ajudar na luta contra crimes desta qualidade.

Estou chocado com o que vi. E fiquei muito feliz com a fé de Pai Dedo, que mesmo tendo seu patrimônio destruído, estava firme em sua fé na Jurema.

Um fato impressionante foi que a mesa sagrada da Jurema não foi queimada. Mesmo envolta de fogo, sequer o pano que a cobria foi queimado. Os assentamentos dos mestres e mestras, os troncos de Jurema etc. Tudo cheio de pó do incêndio, mas inteiros e firmados. Isso nos fortaleceu na esperança de saber que nossos encantados estão ao nosso lado. Vamos a luta.

Marga Janete Ströher, vamos ativar a SDH da Presidência para tomar as devidas providências. Já orientei ele para ligar ao DISK 100 e ele hoje ainda irá ligar.

Salve a fumaça! O trabalho do Quilombo Cultural Malunguinho está firme e continua com força e fé! Sobô nirê!"

Fonte: Facebook








Eu fico muito triste em ver coisa como essa,
em saber que tem pessoas que pratica esses tipos de vadalismo e agreção a cultura religiosas diferentes das delas.
E importantes que as pessoas entenda que não somos iguais temos opção de escolha, qual religião vamos  seguir e qual rumo vamos tomar na vida.
 
 Eu não quero tolerância religiosa eu quero e exijo respeito!

 
Deixe aqui seu comentário.

2 comentários:

  1. a justiça divina vai cobrar de quem fez uma covardia dessa , pode ter certeza

    ResponderExcluir